Otoplastia é a cirurgia que corrige a orelha de abano, diminuindo a distância entre a borda lateral da orelha, moldando estruturas apagadas e corrigindo alterações de alguns relevos da orelha.
- Hospital
- Cirurgia
- Anestesia
- Revisões
- Melhora a aparência das orelhas
- Corrige orelhas de abano
Resultados esperados e riscos:
Os resultados da otoplastia podem ser vistos nos primeiros dias após a cirurgia. Os riscos envolvem sangramentos, infecções, falta de simetria, problemas de cicatrização e perda de sensibilidade.
A intervenção:
É feita uma incisão na região posterior das orelhas e o descolamento da pele da cartilagem. Em seguida, o cirurgião molda a estrutura através do corte e fecha o local com pontos internos e absorvíveis.
Cuidados após a intervenção:
É recomendado manter repouso de um ou dois dias. Depois disso, as atividades podem ser retomadas, sem movimentos bruscos e sem pressionar a região. No primeiro mês é indicado usar a faixa elástica sobre as orelhas 24 horas por dia para ajudar na cicatrização, além de evitar dormir de lado e a exposição solar.
Contraindicações:
A otoplastia é contraindicada para gestantes, mulheres amamentando, pessoas com problemas circulatórios, cardiovasculares e de coagulação.
Dúvidas sobre Otoplastia
A cicatriz fica atrás da orelha e é pequena.
A cirurgia é recomendada para pacientes a partir dos 6 anos de idade, quando as orelhas já atingiram o tamanho definitivo e a criança começa sua exposição social na escola.
Para crianças, usa-se a anestesia geral ou local com sedação. Em adultos, é utilizada a anestesia local com sedação.
Geralmente, 12 horas.
Normalmente, 1 hora e meia.
É feito um curativo tipo touca com gaze para proteger as orelhas. Depois de ser retirado no consultório, o paciente deve usar uma faixa de proteção durante 45 dias, para evitar traumatismos locais.
O paciente deve manter o rosto sempre virado para cima, nunca para o lado, porque as orelhas não podem apoiar-se no travesseiro.
O resultado definitivo é alcançado depois de três meses, porém após retirar o curativo já se obtém em torno de 70 % do resultado esperado.