Lipoaspiração é a cirurgia de retirada de gordura corporal de áreas localizadas através de cânulas especialmente desenhadas para isso. O procedimento é indicado para pacientes com gordura localizada não generalizada e as regiões tratadas na cirurgia de lipoaspiração são abdômen, flancos, dorso, culotes, coxas, braços, pescoço e tórax.
- Hospital
- Cirurgia
- Anestesia
- Malhas pós-operatórias
- Revisões
- Remodela o corpo
- Elimina a gordura localizada
- Reduz a celulite
Resultados esperados e riscos:
A lipoaspiração apresenta resultados duradouros, desde que seja acompanhada por dieta equilibrada e prática regular de exercícios. Os riscos do procedimento envolvem infecção, seromas, sangramentos, má cicatrização e perda de sensibilidade.
A intervenção:
São feitas pequenas incisões por onde é introduzida a cânula para aspiração da gordura em excesso no corpo. Durante a cirurgia, é infiltrada uma solução de adrenalina na gordura, responsável por reduzir o calibre dos vasos sanguíneos e diminuir o sangramento no procedimento.
A técnica de lipoaspiração é frequentemente associada a outras cirurgias plásticas, como prótese de mama, abdominoplastia, mamoplastia e prótese de glúteo. A possibilidade de realização de procedimentos simultâneos deve ser analisada pelo cirurgião plástico durante a consulta.
Cuidados após a intervenção:
Fazer drenagem linfática e ultrassom, além de utilizar a cinta compressiva por, pelo menos, dois meses. No primeiro mês, deve ser respeitada a recomendação de usar a cinta durante 24 horas do dia.
É indicado evitar exposições prolongadas ao sol nos primeiros três meses e, quando houver, reaplicar o protetor solar a cada três horas.
Contraindicações:
A lipoaspiração é contraindicada para pacientes com problemas cardiovasculares e de circulação, assim como gestantes e lactantes.
Dúvidas sobre Lipoaspiração
A lipoaspiração reduz o volume de gordura corporal em áreas localizadas, garantindo melhor contorno corporal. O procedimento não é indicado para perder peso, uma vez que a maior mudança acontece na silhueta corporal e não na balança.
A lipoescultura modela o corpo, utilizando parte da gordura aspirada para preencher outras regiões, como glúteos, culotes e sulcos da face.
Pacientes com gordura localizada e em seu peso ideal ou próximo dele, com pele de boa qualidade, sem flacidez e com boa elasticidade.
Dependendo da área a ser operada e do volume de gordura a ser aspirado, pode ser utilizada anestesia local, local com sedação, peridural ou anestesia geral.
De 12 a 24 horas, dependendo da extensão da cirurgia e da anestesia usada.
O ato cirúrgico dura de uma a cinco horas, de acordo com a extensão da área a ser lipoaspirada.
Sim. A recomendação é que seja lipoaspirado entre 5 a 7% do peso corporal do paciente ou 40% da área corporal total.
As cicatrizes da cirurgia de lipoaspiração medem entre 5 e 10 mm e ficam localizadas em áreas escondidas no corpo, como na área do biquíni, no sulco mamário, dentro do umbigo, no sulco glúteo ou na prega dos cotovelos, dependendo das áreas a serem lipoaspiradas.
A lipoaspiração pode ser feita em locais com acúmulo natural de gordura, como abdômen, dorso, coxas, culotes, pernas, braços, pescoço e face. O procedimento não pode ser feito em regiões articulares, como cotovelos, ombros, tornozelo e região posterior dos joelhos.
Nas lipoaspirações maiores, principalmente se forem associadas a outros procedimentos, os drenos podem ser utilizados por um período de 2 a 5 dias. Nas cirurgias menores os drenos não são necessários.
Sim. No primeiro mês após a cirurgia, a cinta deve ser usada 24h por dia, só a retirando para o banho e higiene pessoal. No segundo mês, é permitido ficar algumas noites sem ela, dependendo da avaliação do cirurgião plástico.